top of page
Buscar

CONDOMÍNIO PRECISA OFERECER EPIs PARA FUNCIONÁRIOS.

  • pm-epi
  • 15 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura




Para garantir a preservação dos funcionários, seja num condomínio residencial ou comercial, é importante que o síndico ou a administradora esteja em conformidade com as normas técnicas e, por consequência, observe a utilização dos equipamentos de segurança (EPIs). Porque, dentro do condomínio, existem atividades umas em menor e outras em maior grau de risco à saúde e segurança do funcionário, como o recolhimento de lixo, contato com produtos químicos ou a manutenção de fachada do prédio.

Um condomínio precisa por lei fornecer aos empregados, gratuitamente, EPIs adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.

O síndico, ou a empresa contratante, não está isento de responsabilidades somente por fornecer o equipamento de proteção aos empregados, pois “uma multa será aplicada pelo não cumprimento da lei”.


PREPARO DO SÍNDICO


Hoje em dia um síndico profissional precisa estar qualificado e sempre atualizado seguindo todas as normatizações necessárias, conhecer de leis, ter conhecimento contábil, administrativo, de manutenções, entre outros.

Depender da estrutura do condomínio, a distribuição dos EPIs pode ser feita por alguém que esteja abaixo do síndico, como um supervisor operacional ou um administrador. “Nesses casos ambos podem distribuir e acompanhar o uso. Numa estrutura menor, esse papel de distribuição e acompanhamento é feito pelo síndico”, pois o período de vida útil de um EPI está diretamente ligado a seu uso, e é responsabilidade da maioria dos fabricantes dos materiais e dos especialistas em segurança do trabalho apontar a durabilidade.

Materiais como calça, camisa, luvas e as botas apropriadas para área de manutenção fazem parte dos EPIs que são utilizados todos os dias.

Normalmente os condomínios costumam se preocupar mais com a manutenção no final do ano, porque geralmente é período de festas, quando eles querem “deixar o ambiente mais arrumado e seguro para todos”.



Teste os aparelhos - Realize testes nos materiais antes de disponibilizá-los para os funcionários a fim de detectar possíveis incômodos ou se não são indicados para algum tipo de serviço.


Ofereça treinamentos - Forneça treinamento com certa regularidade para demonstrar a importância do uso dos EPIs. Essa frequência evita possíveis danos em aparelhos por falta de conhecimento.


Manutenção periódica - Para poder utilizar os equipamentos por longo período é necessária uma manutenção periódica, principalmente no caso dos EPIs não descartáveis, onde é necessário um maior cuidado para conservá-los.


PM-EPI NEWS

 
 
 

Comments


bottom of page