O fogo repentino e o fogo alimentado por combustível são dois perigos e é importante distinguir os dois por várias razões de segurança.
Fogo repentino tem o combustível limitado, uma rápida duração de só alguns segundos e é auto extinguível. Por outro lado, fogos alimentados por combustível duram muito mais e irão queimar enquanto existir uma fonte de combustível. Como o fogo repentino e o fogo alimentado por combustível apresentam diferentes perigos, ambos necessitam de diferentes níveis de resistência à chama nos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). É vital para os envolvidos em segurança do setor de óleo e gás entenderem adequadamente os perigos específicos que se enfrentam no trabalho, e como esses perigos se enquadram entre fogo repentino e fogos alimentados por combustível. Pessoas qualificadas para a segurança ocupacional devem realizar uma avaliação de perigos em seu local de trabalho para determinar o nível de EPI necessário.
Diferença entre arco elétrico e fogo repentino:
1. Arco elétrico: gerado pela ionização de gás como consequência de uma conexão Elétrica entre dois eletrodos de diferentes potenciais, de diferentes fases ou entre um eletrodo e um circuito de terra. Normalmente é gerado acidentalmente devido à falha de equipamentos em curto circuito e libera grande quantidade de energia calorífica num curto intervalo de tempo, capaz de provocar a fusão de metais componentes dos equipamentos, que podem ser lançados contra pessoas e objetos que estejam nas proximidades causando queimaduras severas e combustão.

2. Fogo repentino: Reação de combustão acidental extremamente rápida devido à presença de materiais combustíveis ou inflamáveis desencadeada pela energia de uma centelha ou fonte de calor.

PM-EPI News